O que é ACV

ACV na Prática / O que é ACV

A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), é uma técnica com base científica que adota uma visão sistemática para a quantificação dos impactos ambientais de um produto ou serviço ao longo de todo o seu ciclo de vida. Deste modo, a partir da abordagem do berço-ao-túmulo, a ACV considera todos os impactos de um produto desde a extração das matérias-primas, consumos energéticos, manufatura, transportes, uso e manutenção, reciclagem até a disposição final de um produto.

Para conferir confiabilidade e transparência, a ACV é uma metodologia padronizada pelas normas ISO 14040 e 14044 da Organização Internacional de Padronização (ISO), que define os requisitos e as quatro etapas de um estudo de ACV:


1ª Etapa
Definição de objetivo e escopo:

é definido o produto a ser avaliado, sua função para comparação com outros produtos, bem com são definidos o nível de detalhe necessário.

2ª Etapa
Análise de inventário:

nesta etapa são coletados os dados de materiais e energia consumidos e das emissões geradas pelo ciclo de vida de um produto.

3ª Etapa
Avaliação de impacto do ciclo de vida:

os efeitos do uso de recursos e das emissões geradas são agrupados e quantificados na forma de métricas como mudanças climáticas (pegada de carbono), uso de recursos não renováveis, acidificação, pegada hídrica, entre outros. Os resultados de cada indicador, podem ainda ter sua importância avaliada por normalização e, eventualmente, também por ponderação.

4ª Etapa
Interpretação:

A interpretação de um ciclo de vida envolve revisão crítica, determinação da sensibilidade dos dados e reporte das oportunidades para redução de impactos ao longo de toda a cadeia de valor.


A ACV tem sido uma das principais ferramentas em sustentabilidade para identificar em que local da cadeia de valor acontecem os impactos ambientais mais relevantes. A identificação desses hotspots ambientais, representam uma oportunidade para melhorar a sustentabilidade de um processo ou produto.