Banco de dados

Grupos de Trabalho / Banco de dados

Há no Brasil uma reduzida quantidade de datasets que representam a realidade ambiental do comércio e da indústria brasileira. Por outro lado, verificamos o crescimento da demanda por estudos de ACV e o crescimento do interesse por declarações ambientais do tipo III. Esta iniciativa visa aumentar a quantidade e qualidade dos inventários que representam o Brasil, por meio de minuciosa adaptação dos datasets que serão concedidos pelo ecoinvent (EI) com base em acordo de colaboração. Os resultados desse trabalho serão submetidos ao SICV para que sejam disponibilizados para toda a comunidade de ACV, além de estarem integrados ao EI, que será responsável pela manutenção e atualização desses datasets em versões posteriores da base de dados.

A proposta evolui em fases, sendo que a primeira seria a "Pedra Fundamental", com adaptações de datasets de base e prioritários. Propõe-se que quatro datasets de base (pilares) sejam adaptados para melhor representar a realidade do Brasil: Energia Elétrica, Diesel, Gás Natural e Transporte Rodoviário de Carga. Estes datasets foram escolhidos por apresentarem contribuição significativa em vários processos industriais, ou seja, estão na base da economia e porque no BrasFil existem especificidades que justificam diferenciá-los dos dados internacionais disponibilizados no EI.vv

Dataset(Pilares) Principais Diferenças Proposta de recontextualização
Energia Elétrica Já existem datasets que representam a matriz elétrica nacional, recentemente atualizados por meio do projeto SRI³. Parte da proposta inclui adaptação de datasets que são utilizados na geração de energia elétrica no Brasil, adaptações serão necessárias. Conectar o Gás Natural e Petróleo adaptados para melhor representar o perfil ambiental da geração por termelétricas.
Diesel e Diesel B10 - Composição onshore/offshore + importação.
- Presença de biodiesel na composição comercializada.
- Diferenciar produção de petróleo(onshore e offshore) conforme dados mais recentes disponibilizados pela ANP.
-Incluir percentual de biodiesel 4 no Diesel conforme resolução CNPE nº 16, de 29 de outubro de 2018.
Gás natural e Petróleo - Composição onshore/offshore + importação. Diferenciar produção (onshore e offshore) conforme dados mais recentes disponibilizados pela ANP.
Transporte Rodoviário de Carga - Emissões, sobretudo de CO2 Fóssil devido à presença de biodiesel na composição do combustível.
- Limites de emissões estabelecidos conforme fases do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (proconve).
Definir as emisões por km rodado conforme média de frota nacional e em conformidade com as fases vigentes do PRECONVE.