Há no Brasil uma reduzida quantidade de datasets que representam a realidade ambiental do comércio e da indústria brasileira. Por outro lado, verificamos o crescimento da demanda por estudos de ACV e o crescimento do interesse por declarações ambientais do tipo III.
Esta iniciativa visa aumentar a quantidade e qualidade dos inventários que representam o Brasil, por meio de minuciosa adaptação dos datasets que serão concedidos pelo ecoinvent (EI) com base em acordo de colaboração. Os resultados desse trabalho serão submetidos ao SICV para que sejam disponibilizados para toda a comunidade de ACV, além de estarem integrados ao EI, que será responsável pela manutenção e atualização desses datasets em versões posteriores da base de dados.
A proposta evolui em fases, sendo que a primeira seria a "Pedra Fundamental", com adaptações de datasets de base e prioritários.
Propõe-se que quatro datasets de base (pilares) sejam adaptados para melhor representar a realidade do Brasil: Energia Elétrica, Diesel, Gás Natural e Transporte Rodoviário de Carga. Estes datasets foram escolhidos por apresentarem contribuição significativa em vários processos industriais, ou seja, estão na base da economia e porque no BrasFil existem especificidades que justificam diferenciá-los dos dados internacionais disponibilizados no EI.vv